importância da gravação de numeração

Você já deve ter visto que na maioria dos veículos existem a gravação do chassi no vidro não é ?!

A combinação de letras e números que aparecem no veículo é algo que nem todos sabem o que representa.

Mas apesar das dúvidas, essa explicação é bem simples. A combinação nada mais é do que o NIV – a Número de Identificação do Veículo.

Dessa forma, como o próprio nome já indica, o número é como se fosse a identidade do seu carro, o que o diferencia de outros veículos.

Esse número é quem garante que o seu carro seja único, promovendo assim um registro individual, em geral, para fins de codificação. Além disso, a sequência que você encontra do seu veículo não é nada aleatória. Os três primeiros dígitos identificam o fabricante mundial do veículo. Os cinco seguintes definem quais são os atributos do automóvel, enquanto o nono e o décimo são o digito verificador e o identificador do ano de modelo, respectivamente.

A regulamentação brasileira atual prevista na Resolução do CONTRAN nº 024/98, a qual estabelece que a gravação do número de identificação veicular, no chassi ou monobloco, deve ser feita, no mínimo, em um ponto de localização, de acordo com as especificações e formatos estabelecidos pela NBR 3 nº 6066 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, em profundidade mínima de 0,2 mm.